O PIBID de Ciências Naturais retoma as Atividades na E.E.E.F.M Vilhena Alves
Primeira atividade após o retorno das aulas no mês de Março.
Diário
de Bordo
O conteúdo aqui apresentado
não esgotará o assunto, mas servirá como ponto de partida para que possamos
retomar as nossas atividades. Aqui
falaremos o que um Astrolábio? Para que
serve? Perguntas que já foram feitas em aulas passadas e foram relembradas para
uma revisão de recuperação. A aula
ministrada foi surpreendente pois os alunos evoluíram o pensamento astronômico envolveram-se na elaboração das atividades. No primeiro
momento as perguntas foram feitas e respondidas, o que motivou a professora a
desenvolver a aula com praticidades. No segundo momento foi fornecido ao aluno
um exercício com cinco perguntas sobre o conteúdo, todos os alunos responderam
com maior entusiasmo. Resolvido os exercícios passamos para o terceiro momento,
os alunos realizaram uma atividade. Elaboraram alguns Astrolábios, o que fez os
alunos perceber de fato como utilizar um Astrolábio, e de que forma poderiam desenvolver um Astrolábio, e como determinariam o anglo de um corpo celeste para
o outro. Este processo permitiu que os alunos introduzissem noções do que
acontece no céu, mergulhando em conhecimento do mundo pelo qual passou e passa todos os seres humanos, desde a
antiguidade. A pois o encerramento das atividades os bolsistas se reuniram
em sala com a professora Lúcia para discutir sobre a aula ministrada,
sobre o plano de aula e alguns assuntos em processos. Os alunos assimilaram
muito bem o conteúdo, o que forneceu evidências sobre a continuidade dos
assuntos de Astronomia, para as próximas aulas.
Questões para a prova.
1º) O que é um Astrolábio?
2º) Para que serve um
Astrolábio?
3º) O que você observou no
céu?
4º) Como você pode
determinar um anglo de um corpo celeste para o outro?
5º) Marque a alternativa
correta? Com que objeto você determina o anglo de um corpo celeste para um
outro corpo?
A)Relógio Sol.
b)Luneta.
c)Astrolábio.
Dissertação da atividade.
Os Astrolábios foram
construídos com materiais de baixo custo, todo procedimento foi com a
orientação dos bolsistas que se empenharam para que os alunos realizassem as
atividades com êxito.Os materiais foram
estes : Cartolina, Cola, Canudinho, Barbante, Xerox de um transferidor, tesoura,
grampeador, Um pesinho, que pode ser a própria caneta do estudante. O primeiro
passo foi recortar a cartolina no modelo da Xerox do transferidor,o segundo
passo colar a Xerox na cartolina, terceiro
passo em seguida furar para passar o barbante para pendurar o peso, quarto
passo dobrar a aba do transferidor para pregar ou colar o canudinho, quinto e
último passo é verificar se o canudinho está na posição correta ou se está dando
para observar o suficiente o anglo. O objetivo foi desenvolver vários Astrolábios
com a intenção de facilitar a percepção
do aprendizado para verificar o quanto a angulação de um astro muda com o
passar do tempo em relação ao horizonte e que tem que estar posicionado com os
pontos cardeais. Uma excelente maneira de “fisgar” os alunos a se interessarem
pela Astronomia. Com atividades interativas, e elaboradas com criatividade o
professor fomenta o interesse de seus alunos pela ciência.
Registros anexos:
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