segunda-feira, 15 de abril de 2013

Diário de bordo: Astrolábio


O PIBID de Ciências Naturais retoma as Atividades na E.E.E.F.M Vilhena Alves
Primeira atividade após o retorno das aulas no mês de Março. 


Diário de Bordo

O conteúdo aqui apresentado não esgotará o assunto, mas servirá como ponto de partida para que possamos retomar  as nossas atividades. Aqui falaremos  o que um Astrolábio? Para que serve? Perguntas que já foram feitas em aulas passadas e foram relembradas para uma revisão de recuperação. A aula  ministrada foi surpreendente pois os alunos  evoluíram o pensamento  astronômico envolveram-se  na elaboração das atividades. No primeiro momento as perguntas foram feitas e respondidas, o que motivou a professora a desenvolver a aula com praticidades. No segundo momento foi fornecido ao aluno um exercício com cinco perguntas sobre o conteúdo, todos os alunos responderam com maior entusiasmo. Resolvido os exercícios passamos para o terceiro momento, os alunos realizaram uma atividade. Elaboraram alguns Astrolábios, o que fez os alunos perceber de fato como utilizar um Astrolábio, e de que forma  poderiam desenvolver um Astrolábio, e como  determinariam o anglo de um corpo celeste para o outro. Este processo permitiu que os alunos introduzissem noções do que acontece no céu, mergulhando em conhecimento do mundo pelo qual passou  e passa todos os seres humanos, desde a antiguidade. A pois o encerramento das atividades os bolsistas  se reuniram  em sala com a professora Lúcia para discutir sobre a aula ministrada, sobre o plano de aula e alguns assuntos em processos. Os alunos assimilaram muito bem o conteúdo, o que forneceu evidências sobre a continuidade dos assuntos de Astronomia, para as próximas aulas.



Questões para a prova.

1º) O que é um Astrolábio?

2º) Para que serve um Astrolábio?

3º) O que você observou no céu?

4º) Como você pode determinar um anglo de um corpo celeste para o outro?

5º) Marque a alternativa correta? Com que objeto você determina o anglo de um corpo celeste para um outro corpo?
A)Relógio Sol.
b)Luneta.
c)Astrolábio.

Dissertação  da atividade.

Os Astrolábios foram construídos com materiais de baixo custo, todo procedimento foi com a orientação dos bolsistas que se empenharam para que os alunos realizassem as atividades com  êxito.Os materiais foram estes : Cartolina, Cola, Canudinho, Barbante, Xerox de um transferidor, tesoura, grampeador, Um pesinho, que pode ser a própria caneta do estudante. O primeiro passo foi recortar a cartolina no modelo da Xerox do transferidor,o segundo passo colar  a Xerox na cartolina, terceiro passo em seguida furar para passar o barbante para pendurar o peso, quarto passo dobrar a aba do transferidor para pregar ou colar o canudinho, quinto e último passo é verificar se o canudinho está na posição correta ou se está dando para observar o suficiente o anglo. O objetivo foi desenvolver vários Astrolábios com a intenção de facilitar  a percepção do aprendizado para verificar o quanto a angulação de um astro muda com o passar do tempo em relação ao horizonte e que tem que estar posicionado com os pontos cardeais. Uma excelente maneira de “fisgar” os alunos a se interessarem pela Astronomia. Com atividades interativas, e elaboradas com criatividade o professor fomenta o interesse de seus alunos pela ciência.

Registros anexos:







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