SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL
DO PARÁ
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS
NÚCLEO DE
ASTRONOMIA DA UFPA
DIÁRIO DE BORDO
PROFESSORES: Franciney Palheta /
Lúcia Santos
BOLSISTAS:Gleyce Suelem, Elciane
Pereira, Ruth Gomes, Bruno Henrique
INICIO DA AULA: 8:00h
TURMAS: 6º ANO
DATA: 15/05/2013
TEMA: ASTRONOMIA
CONTEÚDO: SISTEMA TERRA – SOL - LUA
DIÁRIO DE BORDO
A
aula de Astronomia do dia 15.05.13 para duas turmas do 6º ano do turno
da manhã na Escola Vilhena Alves, tratou do conteúdo: Sistema Terra – Sol - Lua
conforme o que foi planejado e discutido anteriormente durante a elaboração do
plano de aula.
Em um primeiro momento o tema foi
apresentado para os estudantes pela Professora Lúcia Santos e pelos bolsistas
do PIBID com apresentação de algumas
imagens no data show, instigando os alunos
através de argumentações a
expressar suas idéias, sem induzi-los às conclusões, para que eles possam se
sentir envolvidos no processo, valorizando-se o conhecimento prévio e
orientando o estudante a avançar.
Em seguida o conteúdo foi sendo
abordado através de uma visão geral desses corpos, sua influência no nosso
cotidiano, assim como sua importância e foi dado ênfase sobre alguns conceitos:
como a diferença entre astro luminoso e iluminado, os movimentos da Terra, as
fases da lua, a forma da Terra, o eclipse, a influência da lua sobre a Terra,
etc. Depois foi exibido um vídeo a respeito desses assuntos para uma melhor
compreensão de fenômenos mais distantes no tempo e no espaço com especial
enfoque no sistema Terra-Sol-Lua. No final da aula foram feitas alguns
registros sobre o assunto e uma atividade extra classe .
Nesta aula foram utilizados os
seguintes recursos: quadro, papel A4, apagador, piloto, notebook, data show,
extensão, pen driver, caixa de som, caderno, caneta e os alunos foram avaliados
de uma forma contínua durante todo o desenvolvimento das atividades pela
participação, interesse, envolvimento, cooperação,etc .
Vale ressaltar que com essa
atividade onde o professor atua estabelecendo um diálogo procurando associar
aquilo que os estudantes já conhecem com os desafios e os novos conceitos
propostos, informando, apontando relações, questionando a classe, mostrando
exemplos, percebe-se que o estudante constrói ativamente seu conhecimento a
partir de um saber prévio que ele traz para a escola. Por isso, o que ele sabe
inicialmente é de importância fundamental para a aprendizagem de novos
conceitos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário