terça-feira, 4 de junho de 2013

DIÁRIO DE BORDO: SOL, TERRA E LUA.


SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS
                                              NÚCLEO DE ASTRONOMIA DA UFPA

DIÁRIO DE BORDO

PROFESSORES: Franciney Palheta / Lúcia Santos
BOLSISTAS:Gleyce Suelem, Elciane Pereira, Ruth Gomes, Bruno Henrique
INICIO DA AULA: 8:00h
TURMAS: 6º ANO
DATA: 15/05/2013
TEMA: ASTRONOMIA
CONTEÚDO: SISTEMA TERRA – SOL - LUA

DIÁRIO DE BORDO
A  aula de Astronomia do dia 15.05.13 para duas turmas do 6º ano do turno da manhã na Escola Vilhena Alves, tratou do conteúdo: Sistema Terra – Sol - Lua conforme o que foi planejado e discutido anteriormente durante a elaboração do plano de aula.
Em um primeiro momento o tema foi apresentado para os estudantes pela Professora Lúcia Santos e pelos bolsistas do PIBID  com apresentação de algumas imagens no data show, instigando os alunos  através de argumentações  a expressar suas idéias, sem induzi-los às conclusões, para que eles possam se sentir envolvidos no processo, valorizando-se o conhecimento prévio e orientando o estudante a avançar.
Em seguida o conteúdo foi sendo abordado através de uma visão geral desses corpos, sua influência no nosso cotidiano, assim como sua importância e foi dado ênfase sobre alguns conceitos: como a diferença entre astro luminoso e iluminado, os movimentos da Terra, as fases da lua, a forma da Terra, o eclipse, a influência da lua sobre a Terra, etc. Depois foi exibido um vídeo a respeito desses assuntos para uma melhor compreensão de fenômenos mais distantes no tempo e no espaço com especial enfoque no sistema Terra-Sol-Lua. No final da aula foram feitas alguns registros sobre o assunto e uma atividade extra classe  .    
Nesta aula foram utilizados os seguintes recursos: quadro, papel A4, apagador, piloto, notebook, data show, extensão, pen driver, caixa de som, caderno, caneta e os alunos foram avaliados de uma forma contínua durante todo o desenvolvimento das atividades pela participação, interesse, envolvimento, cooperação,etc .
Vale ressaltar que com essa atividade onde o professor atua estabelecendo um diálogo procurando associar aquilo que os estudantes já conhecem com os desafios e os novos conceitos propostos, informando, apontando relações, questionando a classe, mostrando exemplos, percebe-se que o estudante constrói ativamente seu conhecimento a partir de um saber prévio que ele traz para a escola. Por isso, o que ele sabe inicialmente é de importância fundamental para a aprendizagem de novos conceitos.






Nenhum comentário:

Postar um comentário