terça-feira, 29 de janeiro de 2013

DIÁRIO DE BORDO: Stellarium, Google Earth e o Celestia, aplicativos para computador.


SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS
NÚCLEO DE ASTRONOMIA DA UFPA

DIÁRIO DE BORDO

PROFESSORES: Franciney Palheta / Lúcia Santos
BOLSISTA:Elciane Ribeiro 
DURAÇÃO: 7h30 às 8h45
TURMA: 6oano / 5MR02


1_DESCREVA COMO OCORREU A AULA:

Faça um diário de Bordo, ou seja, um texto na forma de um relato descrendo os seguintes aspectos da aula:

1.    Qual foi o assunto da aula?

Apresentação do Stellarium, Google Earth e o Celestia, aplicativos para computador. Utilizou o Stellarium para mostrar pra turma, como podem observar estrelas, constelações, planetas, aglomerados, nebulosas e muito mais, tudo através da tela do computador como se estivesse no chão olhando para o céu.Além de conhecer esses aplicativos,aprenderam também a construir um astrolábio ,um antigo instrumento que teve muita importância na astronomia,principalmente  na astronomia náutica,quando os astros visíveis no céu constituíam o principal referencial dos primeiros grandes navegadores.O professor também  identificou a constelação  do “ cavalo alado”o pegasus,explicou o que é eclíptica  linha na qual o Sol passa,e também onde ocorre um eclipse .

2.    Como foi feita a introdução?

O professor perguntou para a turma uma data importante, e pra qual lugar eles queriam ir, muitos responderam que a data importante era o dia do seu aniversário, então os alunos falaram e o professor regrediu no tempo através de um sistema de datas e horários e mostrou a eles os corpos celestes que estavam no céu nesse dia, os alunos ficaram encantados com o Stellarium.





3.    O professor fez algum tipo de envolvimento para obter a atenção dos alunos?

 Sim.Fez pergunta sobre o dia de seu nascimento, e se eles já haviam visto algum corpo celeste no céu, os alunos estavam bem interessados nos assuntos propostos.

4.    Os estudantes foram participativos?

Sim. Eles faziam perguntas do que eles não estavam entendendo,e depois de construir o astrolábio já se apressaram logo para em medir a altura de alguns objetos da escola.

5.    Como o professor foi ministrando o conteúdo?

No primeiro momento, o professor fez alguns questionamentos para os alunos dos assuntos a serem ministrados, e no desenvolvimento da aula com os alunos já compreendendo do que seria trabalhado ficou mais fácil.


6.    Foi realizada alguma atividade? Como foi desenvolvida esta atividade?

Sim, a construção de um astrolábio. Foi feita a distribuição de transferidor já impresso para os alunos, onde eles tinham que colar o mesmo no papel grosso que lhes foi dado,o professor orientou para que amarrassem um objeto pesado no barbante.Depois de pronto os alunos tiveram que observar desta forma objetos que estavam na sala de aula.

7.    Você acha que os estudantes compreenderam o conteúdo?

Alguns apresentaram dificuldades, mas se praticar a atividade de acordo com que foi aplicado em sala de aula, vão se surpreender com o resultado.


8.    Você é capaz de dizer que conteúdo o professor ministrou?

  Reconhecimento dos corpos celestes, construção de um astrolábio.


9.    Você acha que os objetivos da aula foram alcançados?

Ainda não, no que se refere à observação dos corpos celestes com o astrolábio, pois só observando é que os alunos vão poder ver o tamanhoàs mudanças. Referente à aula acredito que sim, pois os alunos estavam bem participativos.

Neste Diário de Bordo você pode inserir fotos ou desenhos para descrever da melhor maneira possível à aula e suas observações a respeito da mesma.


2_ELABORE UM PLANO DE AULA PARA O ASSUNTO MINISTRADO.


SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS
NÚCLEO DE ASTRONOMIA DA UFPA

PLANO DE AULA 

1_IDENTIFICAÇÃO
Nome dos professores: Elciane Pereira.
Data:
Público-alvo: Destinada aos alunos regularmente matriculados do ensino fundamental 6º ano.
  • Duração da aula: 07h e 30min às 08h e 45min.
  • 1_TEMA: Astronomia
2_OBJETIVOS:
Ao final das aulas os estudantes estarão aptos a:
·         Entender que as observações dos corpos celestes foram muito importantes para os antigosprincipalmente para a astronomia náuticaque possibilitaram a orientação dos navegadores europeus durante a expansão marítima.
·         Compreender que os compôs celestes tem relação direta com os fenômenos ocorridos na terra.
·         Entender como se processa o movimento de rotação da Terra e, em consequência, como se dá o movimento aparente do Sol.


3_CONTEÚDO:

·         Reconhecimento dos corpos celestes, construção do astrolábio.

4_ METODOLOGIA

1a etapa:Explicar como os povos utilizavamo astrolábio para sua localização.
2ª etapa: Para medir a altura do Sol com o astrolábio, separaros alunos em duplas: um para segurar o barbante e fazer a leitura do ângulo, o outro para alinhar o canudo com os raios solares.
3a etapa: O alinhamento pode ser percebido quando a sombra do canudo, com formato circular, aparecer sobre a folha de papel que deve ser usada como anteparo. O procedimento é chamado de "pesagem do Sol". Mostrarque a direção das sombras que o Sol projeta quando passa por seu ponto mais alto no céu corresponde à orientação Norte-Sul geográfica. A turma perceberá as dificuldades práticas da "pesagem do Sol" em terra firme e poderá avaliar os problemas da medição em alto mar. 
5_ AVALIAÇÃO:
Os alunos serão avaliados através de exercícios referentes ao assunto.
6_ RECURSOS UTILIZADOS
  • Papel grosso
  • Papel A4
  • Piloto
  • Transferidor
  • Tesoura
  • Barbante
  • Cola
  • Canudinho







REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
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Atividades em anexos

3_FAÇA UM TEXTO EXPLICANDO A ATIVIDADE PRÁTICA REALIZADA
PELO PROFESSOR.








4_RESOLVA AS QUESTÕES DO EXERCÍCIO FEITAS PELO PROFESSOR.


  Não foi feito o exercício.







5_ELABORE QUESTÕES PARA UMA POSSÍVEL PROVA SOBRE O ASSUNTO MINISTRADO.



DIÁRIO DE BORDO: Tabela das fases da Lua; Planisfério.


SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS
NÚCLEO DE ASTRONOMIA DA UFPA

DIÁRIO DE BORDO

PROFESSORES: Franciney Palheta / Lúcia Santos
BOLSISTA:Elciane Ribeiro
DURAÇÃO: 7h30 às 8h45
TURMA: 6oano / 5MR02


1_DESCREVA COMO OCORREU A AULA:

Faça um diário de Bordo, ou seja, um texto na forma de um relato descrendo os seguintes aspectos da aula:

1.    Qual foi o assunto da aula?

       RESP: Tabela das fases da Lua; Planisfério.

2.    Como foi feita a introdução?



RESP: No primeiro momento o professor indagou a turma sobre se já haviam observado a Lua, e que perceberam que ela muda de fase. Os alunos falaram que sim, e o professor perguntou quantas fases a mesma tem. Em resposta disseram queela tinha quatro fases, e o professor explicou que a Lua não permanece sete dias em uma só fase, e sim muda de fase a cada dia, ou seja,a Lua viaja ao redor da Terra ao longo do mês, ela passa por um ciclo de fases, durante o qual sua forma parece variar gradualmente. O ciclo completa dura aproximadamente 29,5 dias.
              No segundo momento, o professor retomou a atividade que havia deixado pra turma fazer na aula passada, que foi a observação da constelação do pegasus ou “cavalo alado”, onde o professor utilizando o planisfério celeste para a localização da mesma, onde mostrou aos alunos como reconhecê-la no céu. Com base nisso os alunos foram levados pra fora da sala de aula, pra colocarem em prática o que o professor explicou em sala de aula, com isso os alunos colocaram em prática as atividades tanto do planisfériocomo a da tabela das fases da Lua, onde os alunos ao observar a Lua e começaram a preencher a tabela.

3.    O professor fez algum tipo de envolvimento para obter a atenção dos alunos?

  RESP: Sim, quando o professor perguntou aos alunos se já haviam observado a Lua. E logo após usou o assunto da aula passada sobre o reconhecimento do céu para falar como reconhecer outras constelações, e como utilizar o planisfério.

4.    Os estudantes foram participativos?

       RESP: Sim, sempre tirando suas dúvidas, e até foram bem participativos na atividade.

5.    Como o professor foi ministrando o conteúdo?

       RESP: O professor sempre envolvendo a turma, e relacionado um assunto com outro que já foi ministrado.

6.    Foi realizada alguma atividade? Como foi desenvolvida esta atividade?

       RESP: Sim, foi dado a turma uma tabela com asfases da Lua e um planisfério para que os alunos pratiquem em casa essa atividade.

7.    Você acha que os estudantes compreenderam o conteúdo?

       RESP: Alguns tiveram mais facilidade em compreender o assunto e fazer a atividade, mas acredito que fixaram bem o que foi repassado.

8.    Você é capaz de dizer que conteúdo o professor ministrou?


       RESP: Concepção de Universo: Tabela das fases da Lua; Planisfério.

9.    Você acha que os objetivos da aula foram alcançados?


       RESP: Sim, mas será preciso que os alunos pratiquem as atividades etirem suas dúvidas sobre os assuntos.


Neste Diário de Bordo você pode inserir fotos ou desenhos para descrever da melhor maneira possível a aula e suas observações a respeito da mesma.

2_ELABORE UM PLANO DE AULA PARA O ASSUNTO MINISTRADO












SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS
NÚCLEO DE ASTRONOMIA DA UFPA

PLANO DE AULA
1_IDENTIFICAÇÃO
Nome dos professores: Elciane Pereira.
Data:
Público-alvo: Destinada aos alunos regularmente matriculados do ensino fundamental 6º ano.
  • Duração da aula: 07h e 30min às 08h e 45min.
  • 1_TEMA: Astronomia

2_OBJETIVOS:
Ao final das aulas os estudantes estarão aptos a:
  • Utilizar o calendário como forma de organizar acontecimentos e na sociedade, compreendendo certas regularidades das medidas de tempo, como dia, mês e ano. 
  • Ensinar como acontecem as diferentes fases da Lua e quais as condições necessárias para que ocorram os eclipses solares e lunares. 

3_CONTEÚDO:

·         Concepção de Universo; tabela de fases da Lua; como utilizar o planisfério.

4_ METODOLOGIA
1a etapa:Para iniciar o assunto, perguntaraos alunos em que horários é possível observar o Sol e em quais horários a Lua. Perguntar de quais formas eles já viram a Lua no céu. Como a Lua "muda" de formato ao longo de um mês? Explicar aos alunos como utilizar o planisfério para o reconhecimento dos objetos no céu.
2a etapa: Distribuir aos alunos a tabela de fases da Lua pra que ao observarem a Lua registrem sua aparência no céu.
3a etapa: Depoisda atividade sobre as fases da Lua, iniciaremos outra atividade com o planisfério.
5_ AVALIAÇÃO:
Será utilizado o exercício que foi passado aos alunos em sala de aula para a prova.
_ RECURSOS UTILIZADOS:

  • Tabela de fases da Lua impresso
  • Piloto
  • Planisfério Celeste impresso


REFERÊNCIAS
http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/cada-dia-sempre-novo-dia-428181.shtml.
http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-2/fases-lua-eclipses-lunares-solares-643179.shtml
http://www.if.ufrgs.br/cref/gttp/planisferio/que_planisf.html
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Atividades em anexos:

3_FAÇA UM TEXTO EXPLICANDO A ATIVIDADE PRÁTICA REALIZADA PELO PROFESSOR

No primeiro momento o professor indagou a turma sobre se já haviam observado a Lua, e que perceberam que ela muda de fase. Os alunos falaram que sim, e o professor perguntou quantas fases a mesma tem. Em resposta disseram que ela tinha quatro fases, e o professor explicou que a Lua não permanece sete dias em uma só fase, e sim muda de fase a cada dia, ou seja, a Lua viaja ao redor da Terra ao longo do mês, ela passa por um ciclo de fases, durante o qual sua forma parece variar gradualmente. O ciclo completa dura aproximadamente 29,5 dias.
              No segundo momento, o professor retomou a atividade que havia deixado pra turma fazer na aula passada, que foi a observação da constelação do pegasus ou “cavalo alado”, onde o professor utilizando o planisfério celeste para a localização da mesma, onde mostrou aos alunos como reconhecê-la no céu. Com base nisso os alunos foram levados pra fora da sala de aula, pra colocarem em prática o que o professor explicou em sala de aula, com isso os alunos colocaram em prática as atividades tanto do planisfério como a da tabela das fases da Lua, onde os alunos ao observar a Lua e começaram a preencher a tabela.

4_RESOLVA AS QUESTÕES DO EXERCÍCIO FEITAS PELO PROFESSOR



5_ELABORE QUESTÕES PARA UMA POSSÍVEL PROVA SOBRE O ASSUNTO MINISTRADO

1)    O que é e para que serve um planisfério?
2)    Nas cartas celestes norte e sul aparecem uma trajetória marcada com cruzinhas. O que essa trajetória representa?
3)    Onde está localizada a linha imaginária do meridiano local?
4)    Quanto tempo a Lua demora, aproximadamente, para passar de uma fase para outra?
5)    Qual o tempo necessário para que se complete um ciclo de fases?
6)    Qual o tempo necessário para que a Lua complete uma volta ao redor da Terra?






sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

I REUNIÃO DE PLANEJAMENTO DO PIBID DE CIÊNCIAS NATURAIS,.

DESCRIÇÃO: NOSSA 1° REUNIÃO DO PIBID DE CIÊNCIAS NATURAIS NO ANO DE 2013.
COM O OBJETIVO DE FRISAR OS PRINCIPAIS PONTOS QUE NOS LEVAM A JUSTIFICATIVA DO SUB-PROJETO COM O INTUITO DE CONCLUIRMOS OS RESULTADOS ESPERADOS.







Diário de bordo: Gnômon


Por  Ruth Helena de Almeida Gomes
Periodo: 2°semestre de 2012.
Diário de bordo
O objetivo deste trabalho é apresentar um novo método para o ensino de ciências, da qual o Professor de Astronomia Franciney Palheta se disponibilizou a ministrar aulas de Astronomia. O método foi especialmente desenvolvido para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental.
Disciplina Ciências: Assunto de Astronomia
Eixo: Terra e Universo
Assunto: Gnômon
Bem, o Professor Franciney iniciou o assunto com perguntas, o que é um Gnômon? para que serve um Gnômon? Com muita descontração,o professor deixou  os alunos  a vontade despertando assim suas curiosidades.Os alunos demonstraram interesse pelo assunto para surpresa do Professor.
A participação dos alunos permitiu o conhecimento e o envolvimento do professor,para desenvolver uma atividade do assunto  já ministrado o que é um Gnômon?e como produzir um Gnômon?
Para produzir um Gnômon, essa atividade foi aplicada através de uma  simulação  feita no papel,e logo após foi realizada numa área aberta,com desenvoltura,clareza, e obtendo bons resultados.  Houve bom entendimento sobre a utilidade do objeto, os alunos assimilaram muito bem o conteúdo  ministrado pelo Professor Franciney. O que forneceu evidências sobre a continuidade do assunto de Astronomia para as próximas aulas.
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Questões para a prova de Ciências

1º) O que é um Gnômon?

2º) Identifique os pontos cardeais usando as linhas traçadas do Gnômon?

3º) Explique o quê, o Gnômon tem haver com o Sol e o Tempo?

4º) Para que serve um Gnômon?

5º) Faça um simulação de um Gnômon .O que seria um Gnômon?


Dissertação sobre a atividade.

Com uma equipe de alunas de Ciências Naturais, o Professor Franciney Palheta iniciou  a atividade na sala de aula,após ter ministrado o conteúdo sobre o que é um Gnômon.Em uma folha de papal sobre um pedaço de isopor,canetinhas,régua e uma lanterna,a atividade foi distribuída em 2 equipes,uma com o Professor Franciney e a outra com as alunas de Ciências Naturais.Formadas as equipes , com uma régua e canetinha foram traçadas as linhas que identificaram os pontos cardeais,Norte,Sul,Leste e Oeste.Após ser feita esta simulação foi  explicado como se faz a medida  do ângulo e do comprimento da sombra.Em seguida,com uma lanterna e palitos de churrasco,a atividade se desenvolveu através do efeito que a lanterna agiu sobre o palito,provocando uma sombra,o que fez obedecer uma hora para cada sombra.Mostrando ainda que o Sol não nasce todo dia no mesmo lugar.Que ele nasce sim de  Leste para Oeste.Realizada esta primeira etapa,formos para a segunda.Levando em conta o que foi mostrado aos alunos em sala de aula.A segunda etapa aconteceu fora da sala,dessa vez o Gnômon foi feito com a ajuda dos alunos,que ficaram depois das aulas esperando a hora, para que fosse marcado a primeira hora do Gnômon.A terceira etapa é com os aluno, eles  agora deverão fazer  anotações das horas,dias e mês que vão  acontecer no Gnômon.Isto é um registro de observação do movimento da sombra.Esse foi o objetivo desta atividade de identificar o que é um Gnômon.
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Questões do Exercício feitas pelo professor.

1º) Quais os pontos cardeais?
R= Norte, Sul, Leste e Oeste.
2º) Na direção de ponto cardeais nasce e se põe?
R= O Sol
3º) O que é um Gnômon?
R= É  instrumento astronômico muito utilizado na antiguidade.Que consiste em haste em fiada no chão.         
4º) O que é linha Meridiana?
R=São linhas imaginárias perpendiculares a linha do Equador. Eles vão ao pólo Norte ao pólo Sul.Como o meridiano de Greenwinch que divide a terra no dois hemisfério.
5º) Como se utiliza o Gnômon para determinar os pontos cardeais?
R=Através de um Gnômon traçando as linhas Norte, Sul, Leste e Oeste.
6º) O Gnômon pode ser utilizado como na Astronomia?
R=Com Gnômon podemos determinar os pontos cardeais através da sombra da haste projetada no chão.














Diário de bordo aplicado na E.E.E.F.M. VILHENA ALVES, no segundo semestre de 2012.

Por Ruth Helena de Almeida Gomes.


Diário de Bordo
O objetivo deste trabalho é apresentar um novo método para o ensino de ciências, da qual o Professor de Astronomia Franciney Palheta se disponibilizou a ministrar aulas de Astronomia. O método foi especialmente desenvolvido para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental.
Disciplina Ciências: Assunto de Astronomia
Eixo: Terra e Universo
Assunto: Cartas Celestes.          
Bem, o Professor Franciney iniciou o assunto com perguntas, o que são Cartas celestes? Para que serve uma Cartas Celestes? Com muita descontração, o professor deixou os alunos  a vontade despertando assim suas curiosidades. Os alunos demonstraram interesses pelo assunto para surpresa do Professor.
A participação dos alunos permitiu o conhecimento e o envolvimento do professor, para desenvolver uma atividade do assunto já ministrado o que é uma Carta Celeste? E como reconhecer uma Cartas Celestes?
Como definir uma Carta Celeste, essa atividade foi aplicada através de uma simulação feita no papel, e logo após foi realizada a  inda em sala de aula,com desenvoltura,clareza, e obtendo bons resultados.  Houve bom entendimento sobre a utilidade do objeto, os alunos assimilaram muito bem o conteúdo  ministrado pelo Professor franciney. O que forneceu evidências sobre a continuidade do assunto de Astronomia para as próximas aulas.
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Questões para  aprova de Ciências.
1º) O que é uma Carta Celeste ?

2º)Para  que serve uma Carta Celeste?

3º)Explique como definir uma Carta Celeste?

4º) Qual a relação entre a Carta Celeste e o Céu ?

5º)Explique como voce pode realizar essa atividade?


Dissertação sobre a atividade.

O Professor Franciney Palheta iniciou a atividade com a presença dos alunos que foram para uma área aberta da Escola. Com as Cartas Celestes em mãos os alunos iniciaram  a atividade , olhando para o Céu em direção ao Sul. Observaram os aglomerados de estrelas, que lhes chamaram atenção. Essas constelações formam os nomes dados para esses aglomerados de estrelas. De todas as constelações  visíveis de Norte a Sul  do Brasil, a mais famosa é a do Cruzeiro do SUL. Pois desde as antigas embarcações o homem orientava-se pelas constelações, como por exemplo o próprio Cruzeiro do SUL  que auxiliava  os navegadores definindo os pontos cardeais para não  perderem-se em alto  mar. É importante nesse processo é como reconhecer de fato uma constelação, entretanto as Cartas Celestes será o seu verdadeiro guia para uma viagem ao Céu despertando assim  a ânsia e a curiosidades dos alunos que estarão em suas residências para fazer suas primeiras observações. A partir das 20: horas eles darão seu primeiro testemunho de como reconhecer de fato uma constelação, estarão vivenciando as Constelações do cinturão de Órion,Escorpião,Pegasus, Andrômeda, Áries em fim várias  Constelações. Os alunos irão agendar durante a atividade o que observaram e o que acharam dessa experiência  de reconhecimento de  Constelação. Com a ajuda das alunas de estágio de Ciências Naturais os alunos registrarão conforme ,a aula ministrada pelo Professor Franciney Palheta,que tem como objetivo levar todo o conhecimento da Astronomia para as salas de aulas da escola Vilhena Alves.








quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

RESUMO DO TRABALHO: A COOPERAÇÃO COM BASE PARA A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE


TÍTULO: A COOPERAÇÃO COM BASE PARA A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE
Autor: RUTH HELENA DE ALMEIDA GOMES
Nome do Programa: PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA EM CIÊNCIAS NATURAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA EXPERIÊNCIA DE VALORIZAÇÃO À DOCÊNCIA NA AMAZÔNIA COM EIXOS TEMÁTICOS.
Nome do coordenador: Franciney Carvalho Palheta
RESUMO:


O tema Meio Ambiente está incluído nos PCN, bem como nos livros didáticos. No entanto é necessário proporcionar práticas que possam sensibilizá-los para importância de preservação do nosso meio. Comapoio da Embrapa está sendo desenvolvido o Projeto de Arborização, o "Educar". Uma prática inovadora em que os alunos aprendem a importância e benefícios das árvores, de maneira interdisciplinar, bem como a importância de incentivar e promover o trabalho coletivo. A cooperação entre alunos, professores e comunidade na Escola Professor Vilhena Alves é a transformação humana e Social como meio para se alcançar a preservação do Meio Ambiente. A metodologia consiste em: Apresentar o projeto para os alunos; Palestras sobre o Meio Ambiente e sobre tipos de árvores, cuidados e sua importância; O plantio das mudas com as mediações e características. Cada sala ficará encarregada de adotar uma árvore, passando assim acompanhar seu desenvolvimento e os cuidados necessários.
Palavras-chaves: Meio ambiente; preservação; cooperação.

Referências
BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnologia. Parâmetros Curriculares Nacionais: Terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental – Ciências Naturais. Brasília. MEC/SEMTEC. 1998.

LANGHI, R.; NARDI, R.Ensino de Astronomia: Erros Conceituais mais comuns presentes em livros didáticos de Ciências. Cad. Cat. Ens. Fis., v.24,n1: p.87-111, Abr. 2007.

Nogueira, S; Canalle, J. B. G.Astronomia: ensino fundamental e médio. Brasília : MEC, SEB; MCT; AEB, 2009.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

4° Diário de Bordo do PIBID aplicado na E.E.F.M VILHENA ALVES


SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS
NÚCLEO DE ASTRONOMIA DA UFPA

DIÁRIO DE BORDO

PROFESSORES: Franciney Palheta / Lúcia Santos
BOLSISTAS:GleyceSuelem
DURAÇÃO: 7h30 às 8h45
TURMA: 6oano /5MR02                                                                   


1_DESCREVA COMO OCORREU A AULA:

Faça um diário de Bordo, ou seja, um texto na forma de um relato descrendo os seguintes aspectos da aula:

1.       Qual foi o assunto da aula?
R: REVISÃO- observação direta das fases da lua.

2.       Como foi feita a introdução?
R: Primeiramente, usando o sttelarium houve uma revisão da aula anterior, uma breve explicação sobre a lua de acordo com a data escolhida pelo professor para mostrar as diferentes fases da lua.

3.       O professor fez algum tipo de envolvimento para obter a atenção dos alunos?
R: sim! Na aula anterior o professor propôs uma atividade pratica, investigativa em que na presente aula o professor comparou a atividade de uma aluna com o programa utilizado.

4.       Os estudantes foram participativos?
R: Não! A atividade proporcionou conceitos básicos para a turma, mais poucos alunos estão acompanhando e desenhando a fase da lua todos os dias.


5.       Como o professor foi ministrando o conteúdo?
R: O assunto foi ministrado de forma investigativa.

6.       Foi realizada alguma atividade? Como foi desenvolvida esta atividade?
R: Sim! Uma atividade pratica.
  
7.       Você acha que os estudantes compreenderam o conteúdo?
R: Sim! Todos os alunos compreenderam como fazer a parte pratica. Sendo que poucos estão interagindo.

8.       Você é capaz de dizer que conteúdo o professor ministrou?
R: Foi ministradaa observação das fases da lua no Stellerium.

9.       Você acha que os objetivos da aula foram alcançados?
R: Não em alguns pontos! A teoria foi bem repassada e bem compreendida a aula pratica no primeiro dia houve a participação de todos mais somente alguns prosseguiram com a atividade da observação da lua.


Neste Diário de Bordo você pode inserir fotos ou desenhos para descrever da melhor maneira possível a aula e suas observações a respeito da mesma.

2_ELABORE UM PLANO DE AULA PARA O ASSUNTO MINISTRADO
R:
TEMA:
Lua e suas fases.

 OBJETIVO:
Compreender o movimento da lua
      Entender a causa de determinadas fases;

ANO:
   5º

 TEMPO ESTIMULADO:
          Quarta aula.

 METODOLOGIA:

         1ª Momento – A aula terá inicio ao recapitular o assunto anterior sobre a lua e suas fases usando o sttelarium serão mostradas as quatro principais luas de acordo com o passar dos dias e das horas.


AVALIAÇÃO:
          Serão avaliados através da atividade da lua ao ser observada todos os dias. Proposta na aula anterior.

RECURSOS UTILIZADOS:
Stellarium.


3_FAÇA UM TEXTO EXPLICANDO A ATIVIDADE PRÁTICA REALIZADA PELO PROFESSOR
    R: A atividade pratica sobre a lua na qual foi revisada no dia 04 de dezembro de 2012. Utilizamos somente o stellarium para a visualização do modo como o reflexo do sol incide na lua na qual será possível determinar as fases da lua.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                


4_RESOLVA AS QUESTÕES DO EXERCÍCIO FEITAS PELO PROFESSOR
R: não houve questões feitas pelo professor.

5_ELABORE QUESTÕES PARA UMA POSSÍVEL PROVA SOBRE O ASSUNTO MINISTRADO

-qual fase da lua é o objeto mais brilhante do céu?
R: fase cheia.

-qual a influencia da lua em relação a terra?
R: A atração gravitacional é sentida mais fortemente do lado da terra de fase para a lua, e atrai a água do oceano em sua direção.