terça-feira, 5 de março de 2013

Alguns planos de aula do PIBID de Ciências Naturais - 2012






SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS
NÚCLEO DE ASTRONOMIA

PLANO DE AULA 1


 
 







1 - IDENTIFICAÇÃO
Nome dos professores: Elisangela Santana;

Público alvo:
  • 3° Período (EJA): Correspondente aos 6° e 7° anos do ensino fundamental no regime de 9 anos.
Duração da aula: 2 horas/aula.

2 - TEMA: Apresentação do projeto às turmas A e B.

3 - OBJETIVOS:
Ao final das aulas os estudantes estarão aptos a:
  • Compreender a importância do projeto para sua formação.
  • Compreender o como ocorrerão às oficinas.
  • Entender os métodos avaliativos que serão utilizados.

4 - CONTEÚDO:
·         Explicação sobre as oficinas.
·         Sorteio das equipes.
·         Execução do questionário.
·         Distribuição dos informativos sobre as oficinas.

5 - METODOLOGIA
           
            O projeto será apresentado aos estudantes e a proposta discutida com a turma a fim de delinear a metodologia de trabalho. Os estudantes formarão suas equipes e serão conduzidos ao laboratório onde ocorrerão as oficinas, a fim de se familiarizarem com o ambiente. Ainda no laboratório os alunos responderão a um questionário com perguntas sobre os conteúdos que serão trabalhados, com o intuito de identificar os subsunçores. Serão incentivados a serem assíduos e participativos a fim de alcançarem um aprendizado significativo. Será explicado como ocorrerão as oficinas e cada equipe receberá um informativo de como executar suas atividades conforme escolha ou sorteio.
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SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS
NÚCLEO DE ASTRONOMIA

PLANO DE AULA 2


 
 







1 - IDENTIFICAÇÃO
Nome dos professores: Elisangela Santana.

Público alvo:
  • 3° Período (EJA): Correspondente aos 6° e 7° anos do ensino fundamental no regime de 9 anos.
Duração da aula: 2 horas/aula.

2 - TEMA: Mini-estação Meteorológica.

3 - OBJETIVOS:
Ao final das aulas os estudantes estarão aptos a:
  • Compreender a utilização dos equipamentos de uma estação meteorológica.
  • Compreender a importância da previsão do tempo.
  • Entender como ocorrerá a construção de uma mini-estação meteorológica.

4 - CONTEÚDO:
·         Apresentação do vídeo Explicado o tempo: Nuvem.
·         Apresentação do vídeo Estação meteorológica de Ituiutaba.
·         Explicação sobre a utilização e construção do: Pluviômetro, biruta, escala de Beaufort e a classificação das nuvens. 
·         Explicação sobre o Gnômon e Relógio de Sol.

5 – METODOLOGIA
Os estudantes serão conduzidos ao laboratório onde assistirão a um vídeo sobre o funcionamento de uma estação meteorológica e informações sobre como são feitas as previsões do tempo e medições pluviométricas em Belém. Após a apresentação os estudantes receberão os materiais e as instruções para a produção de uma estação meteorológica, a construção de uma Biruta e um pluviômetro, a ser instalado em um lugar pré-estabelecido pela direção da escola.Haverá uma palestra com explicação do que é um gnomo e como se utiliza para determinar os pontos cardeais, importantes para a utilização do relógio de Sol e a fixação da Biruta da estação meteorológica.
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SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS
NÚCLEO DE ASTRONOMIA

PLANO DE AULA 3


 
 









1 - IDENTIFICAÇÃO
Nome dos professores: Elisangela Santana;

Público alvo:
  • 3° Período (EJA): Correspondente aos 6° e 7° anos do ensino fundamental no regime de 9 anos.
Duração da aula: 4 horas/aula.

2 - TEMA: Construção do Gnômon e determinação dos pontos cardeais.

3 - OBJETIVOS:
Ao final das aulas os estudantes estarão aptos a:
  • Construir um Gnômon.
  • Determinar os pontos cardeais.
  • Determinar o meridiano local.

4 - CONTEÚDO:
·         Construção do Gnômon.
·         Marcação das sombras.
·         Determinação dos pontos cardeais.
·         Determinação do meridiano local.

5 - METODOLOGIA
           
            Será feito no laboratório um Gnômon pelos estudantes com a utilização de cartolina e palito de churrasco. Em seguida os estudantes serão conduzidos a quadra da escola onde será realizada a atividade com o Gnômon para a determinação dos pontos cardeais e a delimitação do meridiano local, fundamental para a utilização do relógio de Sol e da biruta da estação meteorológica que serão utilizadas em outras oficinas. Os alunos irão marcar as sombras a partir das 11:00h até às 13:00h e em seguida farão as devidas marcações. Será delimitado o meridiano local e aos Pontos Cardeais.
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SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS
NÚCLEO DE ASTRONOMIA

PLANO DE AULA 4


 





1 - IDENTIFICAÇÃO
Nome dos professores: Elisangela Santana.

Público alvo:
  • 3° Período (EJA): Correspondente aos 6° e 7° anos do ensino fundamental no regime de 9 anos.
Duração da aula: 2 horas/aula.

2 - TEMA: Oficina Mini-estação Meteorológica e Oficina do Relógio de Sol.

3 - OBJETIVOS:
Ao final das aulas os estudantes estarão aptos a:
  • Construir um pluviômetro e uma biruta a partir de materiais de baixo custo.
  • Elaborar uma tabela para registro das observações.
  • Construir um relógio de Sol com materiais de baixo custo.

4 - CONTEÚDO:
·         Construção do Pluviômetro.
·         Construção da Biruta.
·         Elaboração da tabela para o registro das observações.
·         Construção do relógio de Sol.

5 – METODOLOGIA

Será realizada a oficina Mini-estação meteorológica. Ocorrerá a construção dos equipamentos da mini-estação meteorológica, o pluviômetro e a biruta. Ocorrerá a elaboração da tabela que será utilizada pela equipe responsável pala mini-estação meteorológica. Ocorrerá a Oficina do relógio de Sol, com a construção do relógio. Após o término das oficinas, os equipamentos serão levados a quadra da escola para testes e os devidos reajustes se necessário.      

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SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS
NÚCLEO DE ASTRONOMIA

PLANO DE AULA 5


 
 







1 - IDENTIFICAÇÃO
Nome dos professores: Elisangela Santana;
         Franciney Palheta.

Público alvo:
  • 3° Período (EJA): Correspondente aos 6° e 7° anos do ensino fundamental no regime de 9 anos.
Duração da aula: 2 horas/aula.

2 - TEMA: Palestra “A história dos calendários”.

3 - OBJETIVOS:
Ao final das aulas os estudantes estarão aptos a:
  • Compreender a importância da contagem e marcação do tempo para o homem.
  • Compreender os mecanismos utilizados no passado a fim de marcar o tempo.
  • Entender o que são equinócio e solstício e sua ocorrência.
  • Compreender o deslocamento do nascer e ocaso do Sol durante o ano e sua influência nas diferentes estações do ano.

4     - CONTEÚDO:
·         Calendários.
·         Solstício e Equinócio.
·         Estações do ano.

5 - METODOLOGIA
           
            Os alunos serão conduzidos à sala de vídeo onde assistiram a um seminário sobre as estações do ano e Calendários - importância e utilização desde a antiguidade a ser ministrada pelo professor convidado da UFPA, Msc. Franciney Palheta.
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SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS
NÚCLEO DE ASTRONOMIA

PLANO DE AULA 6


 
 







1 - IDENTIFICAÇÃO
Nome dos professores: Elisangela Santana.

Público alvo:
  • 3° Período (EJA): Correspondente aos 6° e 7° anos do ensino fundamental no regime de 9 anos.
Duração da aula: 2 horas/aula.

2 - TEMA: Oficina Estações do ano.

3 - OBJETIVOS:
Ao final das aulas os estudantes estarão aptos a:
  • Construir um modelo explicativo sobre as estações do ano.

4 - CONTEÚDO:
·         Construção do modelo explicativo sobre as estações do ano.

5 – METODOLOGIA

            Os estudantes serão conduzidos ao laboratório onde ocorrerá a oficina sobre o modelo explicativo das estações do ano. Será construído um modelo explicativo com materiais de baixo custo. Os alunos serão incentivados e reproduzirem este experimento em outra ocasião e a elaborarem outros modelos que poderão ser utilizado nas aulas de Ciências por outros alunos ou outros professores.
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SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS
NÚCLEO DE ASTRONOMIA

PLANO DE AULA 7


 
 







1 - IDENTIFICAÇÃO
Nome dos professores: Elisangela Santana;

Público alvo:
  • 3° Período (EJA): Correspondente aos 6° e 7° anos do ensino fundamental no regime de 9 anos.
Duração da aula: 2 horas/aula.

2 - TEMA: Fases da Lua.

3 - OBJETIVOS:
Ao final das aulas os estudantes estarão aptos a:
  • Compreender por que ocorrem as fases da Lua.
  • Compreender quantas fases a Lua tem.
  • Entender a influência da Lua sobre as marés e a estabilização do clima no planeta.
  • Desmistificar conceitos alternativos da influência da Lua sobre o comportamento humano, crescimento do cabelo, nascimento de bebês e outros.

4 - CONTEÚDO:
·         As fases da Lua.
·         Efeito de marés.
·         Efeito gravitacional.
·         Verdades e mitos sobre a influência da lua.

5 - METODOLOGIA
           
            Os alunos serão conduzidos à sala de aula onde assistiram a dois vídeos, um sobre como ocorrem às fases da Lua e outro sobre os efeitos de maré. Em seguida será feita uma simulação sobre como ocorrem as fases da Lua durante um período Sinódico. Será apresentado um seminário envolvendo os conteúdos sobre as fases da Lua.
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SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS
NÚCLEO DE ASTRONOMIA

PLANO DE AULA 8


 
 







1 - IDENTIFICAÇÃO
Nome dos professores: Elisangela Santana.

Público alvo:
  • 3° Período (EJA): Correspondente aos 6° e 7° anos do ensino fundamental no regime de 9 anos.
Duração da aula: 2 horas/aula.

2 - TEMA: Oficina Fases da Lua.

3 - OBJETIVOS:
Ao final das aulas os estudantes estarão aptos a:
  • Construir um modelo explicativo sobre as fases da lua a partir de materiais de baixo custo.

4 - CONTEÚDO:
·         Construção do modelo explicativo sobre as fases da Lua.

5 – METODOLOGIA

            Aula realizada em laboratório para a realização da Oficina Fases da Lua. Os estudantes construíram o modelo explicativo sobre as fases da Lua.
                                                 
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SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS
NÚCLEO DE ASTRONOMIA

PLANO DE AULA 9


 








1 - IDENTIFICAÇÃO
Nome dos professores: Elisangela Santana;

Público alvo:
  • 3° Período (EJA): Correspondente aos 6° e 7° anos do ensino fundamental no regime de 9 anos.
Duração da aula: 2 horas/aula.

2 - TEMA: Finalização das oficinas.

3 - OBJETIVOS:
Ao final das aulas os estudantes estarão aptos a:
  • Finalizar cada uma das oficinas que ainda encontrarem-se pendentes.
  • Explicar os fenômenos com a utilização dos modelos construídos.

4 - CONTEÚDO:
·         Oficina Fases da Lua.
·         Oficina Mini-estação meteorológica.
·         Oficina Gnômon e relógio de Sol.
·         Oficina Estações do ano.

5 - METODOLOGIA
           
            Os alunos serão conduzidos ao laboratório para finalização das oficinas. Ocorrerão as últimas discussões e será um momento para tirar as dúvidas dos estudantes.
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SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS
NÚCLEO DE ASTRONOMIA

PLANO DE AULA 10


 
 








1 - IDENTIFICAÇÃO
Nome dos professores: Elisangela Santana.

Público alvo:
  • 3° Período (EJA): Correspondente aos 6° e 7° anos do ensino fundamental no regime de 9 anos.
Duração da aula: 2 horas/aula.

2 - TEMA: Apresentação das equipes.

3 - OBJETIVOS:
Ao final das aulas os estudantes estarão aptos a:
  • Explicar corretamente como e por que ocorrem as fases da Lua utilizando o modelo que construíram.
  • Explicar corretamente como se constrói e mentem uma mini-estação meteorológica.
  • Explicar corretamente por que ocorrem as estações do ano.
  • Explicar corretamente como se constrói e utiliza um gnômon e um relógio de Sol.

4 - CONTEÚDO:
·         Apresentação da equipe: As fases da Lua.
·         Apresentação da equipe: Gnômon e relógio de Sol.
·         Apresentação da equipe: Mini-estação meteorológica.
·         Apresentação da equipe: Estações do ano.

5 – METODOLOGIA

            Será a culminância das atividades. Os alunos irão utilizar os modelos produzidos por eles para explicar os fenômenos científicos abrangidos, como a formação das fases da Lua e sua influência, a causa das estações do ano, o que é um gnômon e como se utiliza um relógio de sol. Farão a instalação da Biruta e do Relógio de Sol na escola e farão as devidas explicações de sua utilização aos que estiverem presentes.
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SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS
NÚCLEO DE ASTRONOMIA

PLANO DE AULA 11


 
 








1 - IDENTIFICAÇÃO
Nome dos professores: Elisangela Santana;

Público alvo:
  • 3° Período (EJA): Correspondente aos 6° e 7° anos do ensino fundamental no regime de 9 anos.
Duração da aula: 2 horas/aula.

2 - TEMA: Avaliação da aprendizagem.

3 - OBJETIVOS:
Ao final das aulas os estudantes estarão aptos a:
  • Construir um mapa conceitual que hierarquize os conteúdos apresentados por cada equipe.

4 - CONTEÚDO:
·         Construção de um mapa conceitual sobre as fases da Lua.
·         Construção de um mapa conceitual sobre as estações do ano.
·         Construção de um mapa conceitual sobre a mini-estação meteorológica.
·         Construção de um mapa conceitual sobre o gnômon e o relógio de Sol.

5 - METODOLOGIA
           
            Construção dos mapas conceituais. Cada estudante será incentivado a construir um mapa conceitual que explicasse os conteúdos presentes na sua oficina. Assim em cada turma os alunos construíram mapas sobre as estações do ano, as fases da Lua, o funcionamento de uma mini-estação meteorológica, a construção de um Gnômon e do relógio de Sol.