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1 - IDENTIFICAÇÃO
Nome dos professores: Elisangela Santana;
Público
alvo:
- 3° Período (EJA): Correspondente aos 6° e 7° anos do ensino fundamental no regime de 9 anos.
Duração
da aula: 2
horas/aula.
2
- TEMA: Apresentação do projeto às turmas A e B.
3
- OBJETIVOS:
Ao final das aulas os estudantes
estarão aptos a:
- Compreender a importância do projeto para sua formação.
- Compreender o como ocorrerão às oficinas.
- Entender os métodos avaliativos que serão utilizados.
4
- CONTEÚDO:
·
Explicação
sobre as oficinas.
·
Sorteio
das equipes.
·
Execução
do questionário.
·
Distribuição
dos informativos sobre as oficinas.
5
- METODOLOGIA
O
projeto será apresentado aos estudantes e a proposta discutida com a turma a
fim de delinear a metodologia de trabalho. Os estudantes formarão suas equipes
e serão conduzidos ao laboratório onde ocorrerão as oficinas, a fim de se
familiarizarem com o ambiente. Ainda no laboratório os alunos responderão a um
questionário com perguntas sobre os conteúdos que serão trabalhados, com o
intuito de identificar os subsunçores. Serão incentivados a serem assíduos e
participativos a fim de alcançarem um aprendizado significativo. Será explicado
como ocorrerão as oficinas e cada equipe receberá um informativo de como
executar suas atividades conforme escolha ou sorteio.
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1 - IDENTIFICAÇÃO
Nome dos professores: Elisangela Santana.
Público
alvo:
- 3° Período (EJA): Correspondente aos 6° e 7° anos do ensino fundamental no regime de 9 anos.
Duração
da aula: 2
horas/aula.
2
- TEMA: Mini-estação Meteorológica.
3
- OBJETIVOS:
Ao final das aulas os estudantes
estarão aptos a:
- Compreender a utilização dos equipamentos de uma estação meteorológica.
- Compreender a importância da previsão do tempo.
- Entender como ocorrerá a construção de uma mini-estação meteorológica.
4
- CONTEÚDO:
·
Apresentação
do vídeo Explicado o tempo: Nuvem.
·
Apresentação
do vídeo Estação meteorológica de Ituiutaba.
·
Explicação
sobre a utilização e construção do: Pluviômetro, biruta, escala de Beaufort e a
classificação das nuvens.
·
Explicação
sobre o Gnômon e Relógio de Sol.
5
– METODOLOGIA
Os estudantes serão
conduzidos ao laboratório onde assistirão a um vídeo sobre o funcionamento de
uma estação meteorológica e informações sobre como são feitas as previsões do
tempo e medições pluviométricas em Belém. Após a apresentação os estudantes receberão
os materiais e as instruções para a produção de uma estação meteorológica, a
construção de uma Biruta e um pluviômetro, a ser instalado em um lugar
pré-estabelecido pela direção da escola.Haverá uma palestra com explicação do
que é um gnomo e como se utiliza para determinar os pontos cardeais,
importantes para a utilização do relógio de Sol e a fixação da Biruta da
estação meteorológica.
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1 - IDENTIFICAÇÃO
Nome dos professores: Elisangela Santana;
Público
alvo:
- 3° Período (EJA): Correspondente aos 6° e 7° anos do ensino fundamental no regime de 9 anos.
Duração
da aula: 4
horas/aula.
2
- TEMA: Construção do Gnômon e determinação dos pontos cardeais.
3
- OBJETIVOS:
Ao final das aulas os estudantes
estarão aptos a:
- Construir um Gnômon.
- Determinar os pontos cardeais.
- Determinar o meridiano local.
4
- CONTEÚDO:
·
Construção
do Gnômon.
·
Marcação
das sombras.
·
Determinação
dos pontos cardeais.
·
Determinação
do meridiano local.
5
- METODOLOGIA
Será
feito no laboratório um Gnômon pelos estudantes com a utilização de cartolina e
palito de churrasco. Em seguida os estudantes serão conduzidos a quadra da
escola onde será realizada a atividade com o Gnômon para a determinação dos
pontos cardeais e a delimitação do meridiano local, fundamental para a
utilização do relógio de Sol e da biruta da estação meteorológica que serão
utilizadas em outras oficinas. Os alunos irão marcar as sombras a partir das
11:00h até às 13:00h e em seguida farão as devidas marcações. Será delimitado o
meridiano local e aos Pontos Cardeais.
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1 - IDENTIFICAÇÃO
Nome dos professores: Elisangela Santana.
Público
alvo:
- 3° Período (EJA): Correspondente aos 6° e 7° anos do ensino fundamental no regime de 9 anos.
Duração
da aula: 2
horas/aula.
2
- TEMA: Oficina Mini-estação Meteorológica e Oficina do Relógio de Sol.
3
- OBJETIVOS:
Ao final das aulas os estudantes
estarão aptos a:
- Construir um pluviômetro e uma biruta a partir de materiais de baixo custo.
- Elaborar uma tabela para registro das observações.
- Construir um relógio de Sol com materiais de baixo custo.
4
- CONTEÚDO:
·
Construção
do Pluviômetro.
·
Construção
da Biruta.
·
Elaboração
da tabela para o registro das observações.
·
Construção
do relógio de Sol.
5
– METODOLOGIA
Será realizada a oficina
Mini-estação meteorológica. Ocorrerá a construção dos equipamentos da
mini-estação meteorológica, o pluviômetro e a biruta. Ocorrerá a elaboração da
tabela que será utilizada pela equipe responsável pala mini-estação
meteorológica. Ocorrerá a Oficina do relógio de Sol, com a construção do
relógio. Após o término das oficinas, os equipamentos serão levados a quadra da
escola para testes e os devidos reajustes se necessário.
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1 - IDENTIFICAÇÃO
Nome dos professores: Elisangela Santana;
Franciney Palheta.
Público
alvo:
- 3° Período (EJA): Correspondente aos 6° e 7° anos do ensino fundamental no regime de 9 anos.
Duração
da aula: 2
horas/aula.
2
- TEMA: Palestra “A história dos calendários”.
3
- OBJETIVOS:
Ao final das aulas os estudantes
estarão aptos a:
- Compreender a importância da contagem e marcação do tempo para o homem.
- Compreender os mecanismos utilizados no passado a fim de marcar o tempo.
- Entender o que são equinócio e solstício e sua ocorrência.
- Compreender o deslocamento do nascer e ocaso do Sol durante o ano e sua influência nas diferentes estações do ano.
4
- CONTEÚDO:
·
Calendários.
·
Solstício
e Equinócio.
·
Estações
do ano.
5
- METODOLOGIA
Os alunos serão conduzidos à sala de vídeo onde
assistiram a um seminário sobre as estações do ano e Calendários - importância
e utilização desde a antiguidade a ser ministrada pelo professor convidado da
UFPA, Msc. Franciney Palheta.
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1 - IDENTIFICAÇÃO
Nome dos professores: Elisangela Santana.
Público
alvo:
- 3° Período (EJA): Correspondente aos 6° e 7° anos do ensino fundamental no regime de 9 anos.
Duração
da aula: 2
horas/aula.
2
- TEMA: Oficina Estações do ano.
3
- OBJETIVOS:
Ao final das aulas os estudantes
estarão aptos a:
- Construir um modelo explicativo sobre as estações do ano.
4
- CONTEÚDO:
·
Construção
do modelo explicativo sobre as estações do ano.
5
– METODOLOGIA
Os
estudantes serão conduzidos ao laboratório onde ocorrerá a oficina sobre o
modelo explicativo das estações do ano. Será construído um modelo explicativo
com materiais de baixo custo. Os alunos serão incentivados e reproduzirem este
experimento em outra ocasião e a elaborarem outros modelos que poderão ser
utilizado nas aulas de Ciências por outros alunos ou outros professores.
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1 - IDENTIFICAÇÃO
Nome dos professores: Elisangela Santana;
Público
alvo:
- 3° Período (EJA): Correspondente aos 6° e 7° anos do ensino fundamental no regime de 9 anos.
Duração
da aula: 2
horas/aula.
2
- TEMA: Fases da Lua.
3
- OBJETIVOS:
Ao final das aulas os estudantes
estarão aptos a:
- Compreender por que ocorrem as fases da Lua.
- Compreender quantas fases a Lua tem.
- Entender a influência da Lua sobre as marés e a estabilização do clima no planeta.
- Desmistificar conceitos alternativos da influência da Lua sobre o comportamento humano, crescimento do cabelo, nascimento de bebês e outros.
4
- CONTEÚDO:
·
As
fases da Lua.
·
Efeito
de marés.
·
Efeito
gravitacional.
·
Verdades
e mitos sobre a influência da lua.
5
- METODOLOGIA
Os
alunos serão conduzidos à sala de aula onde assistiram a dois vídeos, um sobre
como ocorrem às fases da Lua e outro sobre os efeitos de maré. Em seguida será
feita uma simulação sobre como ocorrem as fases da Lua durante um período
Sinódico. Será apresentado um seminário envolvendo os conteúdos sobre as fases
da Lua.
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1 - IDENTIFICAÇÃO
Nome dos professores: Elisangela Santana.
Público
alvo:
- 3° Período (EJA): Correspondente aos 6° e 7° anos do ensino fundamental no regime de 9 anos.
Duração
da aula: 2
horas/aula.
2
- TEMA: Oficina Fases da Lua.
3
- OBJETIVOS:
Ao final das aulas os estudantes estarão
aptos a:
- Construir um modelo explicativo sobre as fases da lua a partir de materiais de baixo custo.
4
- CONTEÚDO:
·
Construção
do modelo explicativo sobre as fases da Lua.
5
– METODOLOGIA
Aula
realizada em laboratório para a realização da Oficina Fases da Lua. Os
estudantes construíram o modelo explicativo sobre as fases da Lua.
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1 - IDENTIFICAÇÃO
Nome dos professores: Elisangela Santana;
Público
alvo:
- 3° Período (EJA): Correspondente aos 6° e 7° anos do ensino fundamental no regime de 9 anos.
Duração
da aula: 2
horas/aula.
2
- TEMA: Finalização das oficinas.
3
- OBJETIVOS:
Ao final das aulas os estudantes
estarão aptos a:
- Finalizar cada uma das oficinas que ainda encontrarem-se pendentes.
- Explicar os fenômenos com a utilização dos modelos construídos.
4
- CONTEÚDO:
·
Oficina
Fases da Lua.
·
Oficina
Mini-estação meteorológica.
·
Oficina
Gnômon e relógio de Sol.
·
Oficina
Estações do ano.
5
- METODOLOGIA
Os
alunos serão conduzidos ao laboratório para finalização das oficinas. Ocorrerão
as últimas discussões e será um momento para tirar as dúvidas dos estudantes.
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1 - IDENTIFICAÇÃO
Nome dos professores: Elisangela Santana.
Público
alvo:
- 3° Período (EJA): Correspondente aos 6° e 7° anos do ensino fundamental no regime de 9 anos.
Duração
da aula: 2
horas/aula.
2
- TEMA: Apresentação das equipes.
3
- OBJETIVOS:
Ao final das aulas os estudantes
estarão aptos a:
- Explicar corretamente como e por que ocorrem as fases da Lua utilizando o modelo que construíram.
- Explicar corretamente como se constrói e mentem uma mini-estação meteorológica.
- Explicar corretamente por que ocorrem as estações do ano.
- Explicar corretamente como se constrói e utiliza um gnômon e um relógio de Sol.
4
- CONTEÚDO:
·
Apresentação
da equipe: As fases da Lua.
·
Apresentação
da equipe: Gnômon e relógio de Sol.
·
Apresentação
da equipe: Mini-estação meteorológica.
·
Apresentação
da equipe: Estações do ano.
5
– METODOLOGIA
Será
a culminância das atividades. Os alunos irão utilizar os modelos produzidos por
eles para explicar os fenômenos científicos abrangidos, como a formação das
fases da Lua e sua influência, a causa das estações do ano, o que é um gnômon e
como se utiliza um relógio de sol. Farão a instalação da Biruta e do Relógio de
Sol na escola e farão as devidas explicações de sua utilização aos que
estiverem presentes.
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1 - IDENTIFICAÇÃO
Nome dos professores: Elisangela Santana;
Público
alvo:
- 3° Período (EJA): Correspondente aos 6° e 7° anos do ensino fundamental no regime de 9 anos.
Duração
da aula: 2
horas/aula.
2
- TEMA: Avaliação da aprendizagem.
3
- OBJETIVOS:
Ao final das aulas os estudantes
estarão aptos a:
4
- CONTEÚDO:
·
Construção
de um mapa conceitual sobre as fases da Lua.
·
Construção
de um mapa conceitual sobre as estações do ano.
·
Construção
de um mapa conceitual sobre a mini-estação meteorológica.
·
Construção
de um mapa conceitual sobre o gnômon e o relógio de Sol.
5
- METODOLOGIA
Construção
dos mapas conceituais. Cada estudante será incentivado a construir um mapa
conceitual que explicasse os conteúdos presentes na sua oficina. Assim em cada
turma os alunos construíram mapas sobre as estações do ano, as fases da Lua, o
funcionamento de uma mini-estação meteorológica, a construção de um Gnômon e do
relógio de Sol.