UNIVERSIDADE FEDERAL
DO PARÁ
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS
NÚCLEO DE
ASTRONOMIA DA UFPA
DIÁRIO DE BORDO
PROFESSORES: Franciney
Palheta / Lúcia Santos
BOLSISTAS:Gleyce
Suelem, Elciane Pereira, Ruth Gomes e Bruno Henrique
INICIO DA AULA: 8:00h
TURMAS: 6º ANO
DATA: 09/04/2013
TEMA: O SISTEMA SOLAR
DIÁRIO
DE BORDO
A
segunda aula sobre Astronomia ocorreu no dia 09.04.13 com duas turmas do 6º ano
do turno da manhã na Escola Vilhena Alves, cujo tema abordado foi: O Sistema
Solar. Primeiramente a Professora Lúcia
e os bolsistas fizeram a apresentação do
tema instigando os alunos a pensarem como podem ter surgido tantos corpos
celestes? Dessa forma a aula foi iniciada explicando que os cientistas pensaram
em um modelo para tentar explicar o surgimento do Universo. Eles imaginaram que
tudo começou com uma grande explosão, chamada Big Bang e para que os alunos
pudessem entender melhor essa teoria foi realizada a exibição de um vídeo que
retratou como se formou o Sistema Solar. Após a exibição do vídeo os alunos
interagiram perguntando: Se tudo o que foi mostrado no vídeo realmente era
verdade? Dizemos que se trata de um modelo porque, obviamente, ninguém poderia
ter “visto” o que aconteceu.E que esse modelo científico possibilita a
explicação de algumas observações feitas pelos cientistas.
Em
seguida o conteúdo foi sendo abordado mostrando que o nosso Sistema Solar
possui além da Terra outros planetas e que eles se dividem em duas classes:
Rochosos e Gasosos, cada um tem suas características próprias e a forma como estão
distribuidos ao redor do Sol. No
decorrer da abordagem foram realizadas algumas perguntas: Quais os nomes dos
planetas que eles conhecem? Quantos são?
Já viram algum? Ressaltou-se também o
porquê do Planeta Plutão não fazer mais parte do Sistema Solar. Posteriormente
após essa parte teórica foi realizada a parte lúdica pelos bolsistas com uma
Oficina sobre “ O Sistema Solar em escala” usando-se os seguintes recursos:
lápis de cor, barbante, fita durex, canudinho, folha de papel A4, tesoura, cola
e Xerox dos planetas e do Sol, piloto, apagador, computador e data show. No
final da oficina cada aluno que participou e confeccionou o seu experimento
levou para sua casa o Sistema Solar em escala.
Acreditamos
que os objetivos propostos para esta atividade foram alcançados visto que,
proporcionamos aos alunos o conhecimento das características de cada planeta, a
ordem dos mesmos, sua classificação e sua escala, usando-se estratégias que
despertam o interesse dos estudantes e espera-se que o aluno tenha compreendido
as dimensões dos planetas do sistema solar com relação ao Sol , O que é o Big
Bang? Como surgiu o Universo de acordo com os cientistas? De que maneira os
planetas se movimentam no sistema solar? Os planetas estão distribuídos numa
mesma distância do sol? Diferenciar os planetas rochosos e gasosos e também
compreender as características de cada um, etc...
Essa proposta pedagógica demonstra que com o
uso de materiais simples na realização das atividades
podem possibilitar ao professor
estimular a curiosidade dos alunos e aumentar o interesse deles pelo
conteúdo, além de desenvolver habilidades importantes para a atividade
científica com uma prática que não se privilegie a simples memorização de
conceitos vazios de significado para o aluno.