terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Diário de bordo: água

PROFESSORES: Franciney Palheta / Lúcia Santos
BOLSISTAS:Ariana e Jéssica
INICIO DA AULA: 7:30h
SÉRIE: 6º ano

Ciências.

TEMA: ÁGUA
DIÁRIO DE BORDO BLOG
No mês de setembro nas aulas de Ciências foram tratados diversos conteúdos relacionados com a Água para turmas do 6º ano da Escola Vilhena Alves como: as características da água, a composição da água, as propriedades da água, o ciclo da água,etc...
Dentre as propriedades da água foi ressaltado o conceito de dissolução, onde a água é um solvente universal, pois é o líquido que dissolve mais substâncias na natureza e a professora ressaltou que essa capacidade de dissolver substâncias é muito importante para a vida exemplificando que no sangue, várias substâncias são transportadas e dissolvidas na água. Para possibilitar ao aluno uma aprendizagem significativa e com mais aprofundamento  foi apresentando situações encontradas na vida real dos alunos, dessa forma explorando e ativando os conhecimentos prévios e as experiências dos estudantes, utilizando  temas e /ou situações do cotidiano, propondo aos alunos que conectem o conhecimento adquirido na aula de Ciências com às questões do dia-a-dia.
Posteriormente os alunos foram divididos em equipes para realização de uma atividade prática realizando alguns experimentos que oferece aos alunos a oportunidade de testar, vivenciar na prática conceitos trabalhados teoricamente e mostrar aos alunos como alguns materiais se comportam quando colocados na água. Experimentos que foram orientados e acompanhados pela professora e pelos bolsistas.
A professora procurou incentivar a execução dos experimentos, utilizando materiais simples como copos descartáveis, pó de café, açúcar, sal, óleo, água, vinagre, areia, colher descartável, papel , caneta, quadro, caneta piloto e apagador  e procedimentos detalhados para sua execução.
Foi solicitado aos alunos que colocassem água nos copos plásticos, que adicionassem uma pequena quantidade de cada um dos materiais e depois promovessem a mistura.
A professora pediu que eles observassem e respondessem ás seguintes questões:
Quais substâncias se dissolveram melhor na água? O que acontece se você colocar areia na água e depois mexer? O que acontece quando esses sólidos se juntam a água? Com que aspecto ficou a água?

 Durante a execução dos experimentos a professora estimulou constantemente os alunos a expressarem suas dúvidas e curiosidades e destaca-se a relevância de realizar experimentos nas aulas de Ciências para despertar o interesse pela Ciência nos alunos, por ser uma excelente ferramenta para que o aluno faça a experimentação do conteúdo e possa estabelecer a relação entre teoria e prática.

Veja alguns Registros desse diário de bordo: