PROFESSORES: Franciney Palheta /
Lúcia Santos
BOLSISTAS:Ariana e
Jéssica
INICIO DA AULA: 7:30h
SÉRIE: 6º ano
Ciências.
TEMA: ÁGUA
DIÁRIO DE BORDO BLOG
No mês de setembro nas aulas de
Ciências foram tratados diversos conteúdos relacionados com a Água para turmas
do 6º ano da Escola Vilhena Alves como: as características da água, a
composição da água, as propriedades da água, o ciclo da água,etc...
Dentre as propriedades da água
foi ressaltado o conceito de dissolução, onde a água é um solvente universal,
pois é o líquido que dissolve mais substâncias na natureza e a professora
ressaltou que essa capacidade de dissolver substâncias é muito importante para
a vida exemplificando que no sangue, várias substâncias são transportadas e
dissolvidas na água. Para possibilitar ao aluno uma aprendizagem significativa
e com mais aprofundamento foi
apresentando situações encontradas na vida real dos alunos, dessa forma
explorando e ativando os conhecimentos prévios e as experiências dos estudantes,
utilizando temas e /ou situações do
cotidiano, propondo aos alunos que conectem o conhecimento adquirido na aula de
Ciências com às questões do dia-a-dia.
Posteriormente os alunos foram
divididos em equipes para realização de uma atividade prática realizando alguns
experimentos que oferece aos alunos a oportunidade de testar, vivenciar na
prática conceitos trabalhados teoricamente e mostrar aos alunos como alguns
materiais se comportam quando colocados na água. Experimentos que foram
orientados e acompanhados pela professora e pelos bolsistas.
A professora procurou incentivar
a execução dos experimentos, utilizando materiais simples como copos
descartáveis, pó de café, açúcar, sal, óleo, água, vinagre, areia, colher
descartável, papel , caneta, quadro, caneta piloto e apagador e procedimentos detalhados para sua execução.
Foi solicitado aos alunos que
colocassem água nos copos plásticos, que adicionassem uma pequena quantidade de
cada um dos materiais e depois promovessem a mistura.
A professora pediu que eles
observassem e respondessem ás seguintes questões:
Quais substâncias se dissolveram
melhor na água? O que acontece se você colocar areia na água e depois mexer? O
que acontece quando esses sólidos se juntam a água? Com que aspecto ficou a
água?
Durante a execução dos experimentos a
professora estimulou constantemente os alunos a expressarem suas dúvidas e
curiosidades e destaca-se a relevância de realizar experimentos nas aulas de
Ciências para despertar o interesse pela Ciência nos alunos, por ser uma
excelente ferramenta para que o aluno faça a experimentação do conteúdo e possa
estabelecer a relação entre teoria e prática.
Veja alguns Registros desse diário de bordo:
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